Como garantir saúde ao meu gato?

03.01.20 - 16H17
Dicas do Veterinário

Seu gato faz visitas periódicas ao veterinário? As vacinas e as desparasitações (interna e externa) estão atualizadas? Você propicia diversão e socialização, respeitando a natureza de seu gato? Fornece dieta de boa qualidade? Se as respostas dessas questões forem “sim”, então o seu gato está vivendo em bom padrão de bem-estar, o que o fará um animal saudável. Caso as respostas sejam “não”, então é melhor você arranjar um tempo para levar o seu animal ao médico veterinário, para receber orientações e possível tratamento para seu gato; não espere que este adoeça para fazer esta visita (check-up de rotina). As vacinas são as multiviral e antirábica, que só devem ser feitas por médico veterinário e após protocolo de desparasitação e exame clínico. A antirrábica, que é obrigatória, é ofertada gratuitamente pela prefeitura das cidades, em campanhas regionais ou nacionais de vacinação. Para garantir que seu gato se mantenha longe do estresse que venha a gerar doenças, mediante qualquer possibilidade de mudanças na rotina dele — introdução de novos animais e pessoas em casa, mudança de residência, morte de entes familiares, reformas na residência etc — procure a orientação de um médico veterinário.

Roseana Tereza Diniz de Moura

Professora do curso de Medicina Veterinária da UFRPE