No mês do Novembro Azul, SEDA alerta para prevenção ao câncer de próstata em cães e gatos

23.11.21 - 14H57
Novembro Azul

Para evitar a hiperplasia prostática benigna, doença mais recorrente em cães machos, a recomendação é castrar os animais. Mensalmente, o Hospital Veterinário do Recife realiza o serviço gratuitamente, oferecendo 1 mil vagas à população

O mês de novembro é, tradicionalmente, dedicado para incentivar os homens a realizar exames de prevenção ao câncer de próstata, doença que acomete 65 mil pessoas todos os anos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Se descoberto no início, mais de 90% dos casos têm chance de cura. Contudo, a hiperplasia prostática, como tecnicamente é conhecida, não é exclusiva nos seres humanos. No reino animal, tem se tornado cada vez mais comum identificar esta doença, sobretudo em cães machos. Uma solução para evitar esse mal é castrar os pets. Para isso, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA) alerta os tutores para prevenir o câncer de próstata nos bichinhos no Novembro Azul.

 

O diretor do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), Elielson Ernesto, ressalta que, assim como nos homens, a hiperplasia prostática nos animais é caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata. Nos animais, entretanto, a enfermidade possui características benignas. O médico veterinário explica que a doença tem predominância em cães machos não castrados, com idade acima dos seis anos. Entre os gatos, a incidência é rara, porém a prevenção é o caminho para se evitar o aparecimento da anomalia.

 

Os sinais clínicos clássicos da doença, de acordo com Elielson Ernesto, são a dificuldade para os animais urinarem e defecarem e/ou discreta presença de sangue na urina. Nos casos mais avançados da hiperplasia prostática, os cães e gatos manifestam fortes dores na região do abdômen. O diagnóstico feito pelo médico veterinário é através do histórico do pet, associado ao exame físico de palpação abdominal e retal e a realização de exame de ultrassonografia.

 

“A melhor prevenção é através da castração, pois essa doença influencia hormônios como a testosterona, um dos fatores que desencadeiam esta doença de próstata nos animais”, explica Elielson Ernesto. O diretor do HVR orienta que os animais a partir dos quatro meses de vida estão aptos a se submeter ao procedimento, desde que estejam gozando bem de saúde. Além de evitar doenças, castrar animais também promove o controle populacional.

 

O secretário-executivo dos Direitos dos Animais, Luís dos Anjos, ressalta que toda a população do Recife dispõe, gratuitamente, do serviço de castração no Hospital Veterinário. Ele ressalta que, por mês, são disponibilizadas mil vagas para o procedimento. Para isso, basta os tutores efetuarem os agendamentos nas datas anunciadas pela SEDA, por meio do site da Secretaria (seda.recife.pe.gov.br/) ou pela central telefônica, através do número 4042-3034, e escolher o dia e horário para a cirurgia.

 

“A SEDA estimula a população a levar seu cão ou gato ao Hospital Veterinário e realizar a castração. Estamos trabalhando para cada vez mais ofertar mais vagas à população, beneficiando não só os animais, mas também seu tutores”, afirma Luís dos Anjos.

Categorias