SEDA e Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) aderem ao OUTUBRO ROSA PET

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais - SEDA e o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) aderem ao Outubro Rosa Pet. O intuito é conscientizar os tutores sobre a importância do exame nas glândulas mamárias dos seus pets, realizando, se necessário, a intervenção veterinária o mais breve possível.

Veja abaixo informações importantes:

  • Você sabia que cães e gatos podem apresentar tumores de mama igualmente aos seres humanos?
  • Os tumores de mama de cães e gatos são semelhantes aos dos humanos. Faça  avaliação dos seus Pets.
  • Observou algo diferente, procure um médico veterinário para realizar diagnóstico e tratamento mais indicado para seu animal.

 

 

 

Dicas do Veterinário

 

 

Você sabia que cães e gatos podem apresentar tumores de mama igual aos seres humanos? A casuística das neoplasias mamárias vem ganhando destaque na clínica médica de pequenos animais. Os tumores de mama de cães e gatos são semelhantes aos dos humanos. Assim como em mulheres, a chance de desenvolvimento de tumores mamários em animais submetidos a terapias de anticoncepção hormonal aumenta consideravelmente.
É de grande importância a realização da palpação das glândulas mamárias. O diagnóstico tardio pode reduzir a expectativa de vida animal.  Os tumores de mama podem apresentar-se como nódulos ou massas, em tamanho variável e consistência firme ou macia. As neoplasias podem acometer uma ou toda cadeia mamária.

As neoplasias mamárias são as mais comuns em cadelas e geralmente acometem fêmeas de meia-idade a idosas, não castradas ou submetidas ao procedimento de castração tardiamente. Felinos também podem apresentar neoformações. Qualquer raça pode ser acometida.

Podem ser classificados como malignos e benignos. O tamanho do tumor tem uma correlação positiva com a malignidade, sendo que quanto maior o tumor, maior a possibilidade do tumor ser oriundo   de   um   tipo   histológico maligno. 

Faça exame periódico no seu animal. Observou algo diferente, procure médico veterinário para realizar diagnóstico e tratamento mais indicado para seu animal. O diagnóstico precoce associados a procedimentos cirúrgicos e protocolos terapêuticos mais específicos têm contribuído com o aumento da expectativa de vida desses animais.  

Não esperem o tumor crescer. Marquem uma consulta no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo. 

 

Claudia Roberta Andrade Amaral
Médica veterinária formada pela UFRPE
Mestrado em Clínica-Cirúrgica.

 

 

                   Câncer de mama nos animais

                       Passo a passo de como avaliar as glândulas mamárias de seu PET em casa

 

Você sabia que, assim como as mulheres, as cadelas e gatas também podem apresentar câncer de mama? 

Aprenda a fazer um simples exame que pode ajudar a salvar a vida se seu animalzinho:


 

1.          Posicionar o animal deitado com a barriga para cima:

Dicas PET
Foto: Claudia Roberta

 

2.          Conter o animal segurando suas patinhas de forma que dê para visualizar todas as glândulas mamárias: 

Dicas PET
Foto: Claudia Roberta

 

3.          Palpar cada glândula mamária para verificar se existe algum carocinho ou se o animal reage sentindo dor:

Dicas PET
Foto: Claudia Roberta

 

 

 

 

 

         

 

4.          Apertar delicadamente as glândulas mamárias e verificar se há secreção:

Dicas PET
Foto: Claudia Roberta

 

5.          Ao perceber qualquer alteração, levar seu animal o mais rápido possível para uma consulta com o médico veterinário. 

Para agendar uma consulta no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo ligar para os seguintes números: 3446-9126, 3446-6201 e 3224-3020 das 9h às 12h e das 14h às 17h