A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais - SEDA e o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) aderem ao Outubro Rosa Pet. O intuito é conscientizar os tutores sobre a importância do exame nas glândulas mamárias dos seus pets, realizando, se necessário, a intervenção veterinária o mais breve possível.
Veja abaixo informações importantes:
- Você sabia que cães e gatos podem apresentar tumores de mama igualmente aos seres humanos?
- Os tumores de mama de cães e gatos são semelhantes aos dos humanos. Faça avaliação dos seus Pets.
- Observou algo diferente, procure um médico veterinário para realizar diagnóstico e tratamento mais indicado para seu animal.
Dicas do Veterinário
Você sabia que cães e gatos podem apresentar tumores de mama igual aos seres humanos? A casuística das neoplasias mamárias vem ganhando destaque na clínica médica de pequenos animais. Os tumores de mama de cães e gatos são semelhantes aos dos humanos. Assim como em mulheres, a chance de desenvolvimento de tumores mamários em animais submetidos a terapias de anticoncepção hormonal aumenta consideravelmente.
É de grande importância a realização da palpação das glândulas mamárias. O diagnóstico tardio pode reduzir a expectativa de vida animal. Os tumores de mama podem apresentar-se como nódulos ou massas, em tamanho variável e consistência firme ou macia. As neoplasias podem acometer uma ou toda cadeia mamária.
As neoplasias mamárias são as mais comuns em cadelas e geralmente acometem fêmeas de meia-idade a idosas, não castradas ou submetidas ao procedimento de castração tardiamente. Felinos também podem apresentar neoformações. Qualquer raça pode ser acometida.
Podem ser classificados como malignos e benignos. O tamanho do tumor tem uma correlação positiva com a malignidade, sendo que quanto maior o tumor, maior a possibilidade do tumor ser oriundo de um tipo histológico maligno.
Faça exame periódico no seu animal. Observou algo diferente, procure médico veterinário para realizar diagnóstico e tratamento mais indicado para seu animal. O diagnóstico precoce associados a procedimentos cirúrgicos e protocolos terapêuticos mais específicos têm contribuído com o aumento da expectativa de vida desses animais.
Não esperem o tumor crescer. Marquem uma consulta no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo.
Claudia Roberta Andrade Amaral
Médica veterinária formada pela UFRPE
Mestrado em Clínica-Cirúrgica.
Câncer de mama nos animais
Passo a passo de como avaliar as glândulas mamárias de seu PET em casa
Você sabia que, assim como as mulheres, as cadelas e gatas também podem apresentar câncer de mama?
Aprenda a fazer um simples exame que pode ajudar a salvar a vida se seu animalzinho:
1. Posicionar o animal deitado com a barriga para cima:
2. Conter o animal segurando suas patinhas de forma que dê para visualizar todas as glândulas mamárias:
3. Palpar cada glândula mamária para verificar se existe algum carocinho ou se o animal reage sentindo dor:
4. Apertar delicadamente as glândulas mamárias e verificar se há secreção:
5. Ao perceber qualquer alteração, levar seu animal o mais rápido possível para uma consulta com o médico veterinário.