04/02 - Dia Mundial do Câncer

04.02.22 - 09H48
Cancer

A Medicina Veterinária evoluiu e alguns fatores como nutrição balanceada, melhores protocolos vacinais, métodos diagnósticos e protocolos terapêuticos mais eficazes têm proporcionado maior longevidade aos cães e gatos. Em contrapartida disso, tem sido observado uma maior incidência de doenças neoplásicas.

As neoplasias comumente observadas em cães são as cutâneas, mamárias e  linfo-hematopoiéticas. Já os gatos são acometidos mais frequentemente pelas linfo-hematopoiéticas cutâneas e mamárias.

Grande parte da população ainda desconhece informações sobre o câncer nos animais e por causa do dia mundial de combate ao mesmo resolvemos alertá-los sobre alguns riscos.

Existe uma predisposição genética associada à ocorrência de algumas neoplasias. Porém, outros fatores externos físicos, químicos e biológicos podem ser determinantes nesse processo carcinogênico.

Fumaça de cigarro e inseticidas já foram descritos em associação ao linfoma em cães. A radiação solar pode favorecer o surgimento de carcinoma de células escamosas nos gatos e hemangiossarcoma nos cães.

Em relação às neoplasias mamárias, sabe-se hoje que o uso de contraceptivos foi apontado como um dos fatores predisponentes e que as castrações, quando realizadas em período precoce, podem reduzir o risco do desenvolvimento das mesmas.

É muito importante neste dia levantar esse assunto e recomendar a procura de um profissional veterinário especializado, sempre que for percebido alguma nodulação (caroço), ferida persistente e/ou aumento de volume em alguma região do corpo do animal. para que o diagnóstico seja precoce e o tratamento seja estabelecido o quanto antes.


Dra. Ana Luiza Bessa

Categorias