Dicas do Veterinário: Leia dicas do Profissional qualificado para cuidar do seu animal

                                       Obstrução urinária em cães e gatos

 

É o motivo de grande parte dos atendimentos nas clínicas e hospitais de todo o Brasil. Essa doença é caracterizada por cálculos, tumores e processos inflamatórios que impedem a eliminação da urina, podendo causar grave intoxicação no organismo do animal.

Outra consequência da doença é a distensão da bexiga, o que provoca intensas dores, além da possibilidade da urina atingir os rins, nos casos mais graves.

Desta forma, quando o cão ou gato passa a procurar muitas vezes ao longo do dia o local onde costuma urinar, às vezes nem chegando a urinar ou urinando em pouca quantidade, somando-se isso à falta de apetite, respiração ofegante e desidratação, dentre outros, é preciso que o tutor do animal já desconfie e viabilize um atendimento veterinário.

Com o comprometimento da atuação dos órgãos, a obstrução pode causar, ainda, arritmias cardíacas, queda de temperatura, dentre outros problemas em conjunto que podem levar o animal à óbito.

As causas da obstrução urinária em cães e gatos são diversas, e podem ser resultados de infecções, inflamações, e até mesmo o estresse, que colabora para que a urina do animal passe a ficar cristalizada, potencializando a doença.

O diagnóstico pode ser realizado por meio dos aparelhos especiais que geram imagens do trato urinário, como a ultrassonografia. Já o tratamento da doença pode passar pela internação do animal, sob coordenação de um médico veterinário .

O procedimento consiste, basicamente, na desobstrução da uretra por meio de uma sonda especial, além do fornecimento de medicamento como anti-inflamatórios e analgésicos.

Importante ressaltar que o diagnóstico, quanto mais precoce, torna melhor o sucesso do tratamento.  

 

Elielson  Ernesto Santos da Silva

Médico Veterinário formado pela UFRPE

CRMV- 2737 PE

Zootecnista formado pela UFRPE

Gerente Geral da SEDA