Cirurgias de castração desmarcadas serão disponibilizadas para novos agendamentos

As vagas poderão ser disponibilizadas  no site da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA). As vagas serão oferecidas conforme o número de desistências. O procedimento de castração é destinado para cães e gatos, sendo realizado pelo Hospital Veterinário do Recife.

A partir de 14/01/2020, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) passa a disponibilizar para a população as vagas destinadas às cirurgias de castração resultantes das desistências das marcações realizadas mensalmente pela Prefeitura do Recife. A iniciativa visa oportunizar que outras pessoas tenham acesso ao serviço realizado no Hospital Veterinário do Recife (HVR).

As vagas abertas a partir das desistências dos agendamentos realizados no início de cada mês serão lançadas no site da Seda, podendo acontecer diariamente. Vale frisar que os novos agendamentos estão diretamente ligados às vagas liberadas pelos tutores que, por algum motivo, desistiram da cirurgia. Para agendar o procedimento cirúrgico do animal (cão ou gato), o interessado precisa entrar no site da Seda (https://seda.recife.pe.gov.br/) e acionar o campo Agendamento de Castração Online.

“Diferente do número de vagas que normalmente abrimos para o agendamento mensal, que é realizado no primeiro dia útil de cada mês, as vagas que passaremos a disponibilizar diariamente são menores. Mas, essa foi a maneira mais justa e produtiva que encontramos para acelerar o tempo de espera da população para o atendimento desse serviço”, explica o secretário Carlos Augusto Von Den Steinen. “Caberá a nossa equipe checar as confirmações e desistências. As desistências serão de imediato disponibilizadas no site dando a oportunidade para que outro animal possa se beneficiar da cirurgia de castração”, completa.

Para agendar a castração do animal, o tutor precisa preencher um formulário simples com seus dados pessoais e informar idade, sexo e raça do cão ou do gato. No dia agendado, o tutor precisa apresentar os documentos originais que constam no agendamento, com cópias, incluindo o comprovante de residência que ateste sua residência na cidade do Recife. O animal será avaliado por um veterinário e, não havendo nenhum impedimento clínico, o médico libera para o procedimento.

Para a cirurgia de castração os animais precisam estar saudáveis e ter mais de seis meses de vida. No caso das fêmeas, elas não podem estar no período do cio, não podem estar gestantes e nem amamentando.

Quando o Hospital Veterinário do Recife foi inaugurado, foram realizadas mais de 21mil castrações de cães e gatos desde 2017.

Sobre o Hospital Veterinário do Recife – Com a criação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais, a gestão assume o compromisso da construção do primeiro hospital veterinário municipal do Norte e Nordeste. Um antigo pleito das entidades e organizações de defesa dos animais, o Hospital Veterinário do Recife (HVR) foi inaugurado em junho de 2017.

O HVR também é voltado para assistência prioritária de amais de estimação (cães e gatos) cujos tutores residam no Recife e que sejam de baixa renda.