Comissão Municipal de Defesa Animal do Recife fortalece diálogo em prol do bem-estar animal

15.01.24 - 12H13
Comissão Municipal de Defesa Animal do Recife

A Comissão Municipal de Defesa Animal do Recife realizou seu primeiro encontro do ano, iniciando um importante debate sobre as ações e atividades promovidas pela Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. A reunião contou com a participação de representantes da sociedade civil e de entidades da proteção animal, como o Fórum Estadual de Bem-Estar Animal, além da presença e liderança da secretária Andreza Albuquerque. A CMDF Recife é um espaço de discussão e aprimoramento das políticas voltadas ao bem-estar animal na cidade.

Um dos principais tópicos discutidos foi o fortalecimento da transparência nas ações desenvolvidas pela SEDA. “A Comissão foi formada com o objetivo de tornar as nossas ações mais inclusivas e colaborativas. Ela é um canal direto entre nós, poder público, e a população, e é muito importante que continuemos promovendo este diálogo efetivo para a construção de políticas cada vez mais alinhadas às reais necessidades da bandeira”, a secretária Andreza registrou.

Durante o encontro, foi proposta a criação de um “Dia D de conscientização sobre as leis de Direito Animal” e uma nova reunião, com a presença da protetora Adeilda, que cuida dos gatos que vivem no Hospital Pernambucano, para a discussão das medidas a serem tomadas em relação ao santuário. O grupo se encontra mensalmente e busca garantir que as vozes daqueles diretamente envolvidas na causa animal do Recife sejam ouvidas. Sua criação foi uma iniciativa da SEDA.

“Podemos dizer que esse colegiado de pessoas envolvidas com o trabalho em respeito à vida animal é também uma política pública que a cidade do Recife implanta. Este grupo é mais que um catalisador de ideias, é um local de discussões construtivas que vão contribuir para o desenvolvimento de ações mais eficazes. Teremos uma agenda robusta nos próximos meses e é muito bom que ela esteja alinhada com a sociedade civil”, resumiu Andreza.