Dezembro Verde: SEDA ilumina Ponte Estaiada do Pina e Geraldão em campanha contra o abandono de cães e gatos

19.12.23 - 16H14
Dezembro Verde: Diga NÃO ao abandono de animais! / Crédito: Wesley D'Almeida

Bonita e engajada, a capital pernambucana se “pintou” de verde para lembrar aos cidadãos recifenses que, além dos festejos de final de ano, dezembro é o Mês de conscientização contra o abandono de animais. Até a próxima sexta-feira (22), a Ponte Estaiada do Pina e o Geraldão estarão iluminados com a cor da campanha “Dezembro Verde”. A ação busca conscientizar a população a respeito da guarda responsável, estimular a castração de cães e gatos e reforçar a divulgação do Adota Pet, iniciativa pioneira que facilita a adoção de animais resgatados pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais e do Centro de Vigilância Ambiental.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil tem 30 milhões de animais abandonados, um número 20 vezes maior que a população do Recife. Somente em nossa cidade, de acordo com o último levantamento, 100 mil animais vivem nas ruas. Infelizmente, durante esse mês, muitas famílias viajam e esquecem de incluir os animais no lazer e momento familiar, abandonando-os nas ruas ou mesmo dentro de casa. É importante salientar que abandono de animais é crime federal previsto pela Lei 9605”, ressaltou Andreza Albuquerque, secretária da pasta de Direitos dos Animais. Ela ainda alerta que a alta de casos de abandono se estende até fevereiro, em razão do período de férias de fim de ano e viagens.

A campanha surgiu em 2015, por iniciativa dos ativistas cearenses Francisco Alex e Drika Morais, e se espalhou por várias cidades do Brasil. No Recife, através da SEDA, o governo municipal investe em fiscalização, ações de conscientização em escolas e espaços públicos como os Centros Comunitários da Paz, além de projetos como o Adota Pet, lançado em novembro. Através do site adotapet.recife.pe.gov.br ou do aplicativo Conecta Recife, interessados em oferecer um lar cheio de amor e responsabilidade podem contribuir adotando cães e gatos que vivem no CVA e, futuramente, de abrigos e Organizações Protetoras de Animais da cidade.

GUARDA RESPONSÁVEL

A guarda responsável é o conjunto de regras que deve ser seguido pela família que decide adotar um animal de estimação, a fim de garantir saúde física, segurança e bem-estar do novo membro da família. Alimentar o animal, manter água fresca, oferecer abrigo adequado, levá-lo ao veterinário regularmente, manter vacinas e medicações em dia, além de não deixá-lo preso por mais de seis horas diárias com correntes ou cordas e passear com o cão ou gato estão entre as normas.

Em caso de suspeita de maus-tratos ou abandono, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais pode ser acionada através da Central de Atendimento, no número 4042-3034.