Dicas do Veterinário: Leia dicas do Profissional qualificado para cuidar do seu animal

           

                          Castração: Uma decisão fácil ou difícil?

A decisão de castrar seu animal de estimação deve trazer conforto ao seu amigo e a você também. Mas por que castrar? Você já parou para analisar a quantidade de cães e gatos que são encontrados na rua? 

Segundo a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), uma única cadela com uma vida reprodutiva de 6 anos pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas dois anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes. São números realmente assustadores e totalmente desconhecidos da maioria das pessoas.

Além de ajudar a diminuir a quantidade de cães e gatos nas ruas, a castração também seria uma ótima escolha aos animais criados em casa. A castração ajuda a proteger contra determinadas doenças, como tumores mamários, neoplasias testiculares, desconforto na próstata e o desaparecimento dos sintomas do cio, como corrimento, sangrento ou falsa gravidez (nas fêmeas). 

Nesse sentido, a solução para todos esses problemas seria a castração. Contudo, deve-se considerar que toda castração requer ponderação, tanto para nosso amigo Pet, como na escolha do Médico Veterinário que irá realizar o procedimento cirúrgico. O procedimento é seguro, durando cerca de aproximadamente 15 minutos nos machos e um pouco mais nas fêmeas, devido as particularidades anatômicas. Em geral, o paciente é liberado no mesmo dia para voltar para casa. Com relação a recuperação, requer alguns cuidados especiais e em boa parte das vezes, é recomendado que o nosso amigo pet faça o uso de um colar elisabetano ou uma roupa cirúrgica até que os pontos da cirurgia possam ser removidos, impedindo que o animal morda ou arranque-os antes do tempo certo para melhor cicatrização do paciente. 

Portanto, a castração é uma forma de prevenção de doenças que poderiam ocorrer com seu animal e uma forma de ajudar a diminuir a quantidade de cães e gatos nas ruas. Lembrando sempre que os cães e gatos não precisam ter filhotes para terem uma vida completa, nossos amigos pet não sentem essa necessidade, então, não estariam sendo privados de nada.

Referências

ANDRADE, ANA C. DE S.; BITTENCOURT, L. H. F. DE B. Castração convencional e precoce: revisão de literatura. anais do 11o Encontro Científico Cultural Interinstituicional, n. 7406, p. 268–272, 2013.

GOYENA, R. 済無No Title No Title. Journal of Chemical Information and Modeling, v. 53, n. 9, p. 1689–1699, 2019.

 

Jéssica de Torres Bandeira

Professora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária no Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UniFavip

Médica Veterinária - Mestra em Ciência Veterinária na UFRPE

Doutoranda em Ciência veterinária na UFRPE

 

Maria Eduarda Amorim Batista

Graduanda de Medicina Veterinária no Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UniFavip