FIQUEM EM CASA

22.03.20 - 19H43
Fiquem em casa

Em algumas pessoas também houve relatos, de acordo com a OMS, de dores musculares, congestão nasal, dor de garganta e diarreia.

PREVENÇÃO
A principal recomendação é higienizar sempre as mãos. Medida simples, mas que faz a diferença no dia a dia, para a prevenção de doenças contagiosas:

Lavar as mãos com sabão durante 20 segundos ou usar álcool em gel 70% sempre que:

Espirrar / tossir
Após usar o banheiro
Antes e depois de comer
Depois de ter contato com superfícies  (mesa, ônibus, celular etc)
Tossiu ou espirrou?

Cobrir a boca e o nariz com os braços ou lenço descartável. Evitar usar as mãos e, se usar, higienizá-las. Se usar o lenço, descartar sempre.

Esteja atento:

Evite lugares com aglomeração;
Se apresentar os sintomas de forma leve, fique em casa. Em caso de piora, procure um serviço médico ;


Siga as recomendações de prevenção;

A Organização Mundial de Saúde desaconselha o uso de ibuprofeno para tratar os sintomas do coronavírus.  

RECOMENDAÇÕES

FIQUE EM CASA
Se estiver com tosse, espirro e febre, pode ser gripe ou o novo coronavírus. Seja um ou outro, inicialmente, fique em casa para evitar contaminar outras pessoas;
Repouse, siga as medidas de higiene e beba bastante líquido;
Exceção: bebês de até 6 meses, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 40 dias, idosos e pessoas com doenças crônicas devem procurar o serviço de saúde.

PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE
Se sentir cansaço, falta de ar, dor ao respirar ou a febre não passar e você não melhorar, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa;
Pode ser uma unidade de saúde da família, um centro de saúde, uma policlínica ou até uma UPA;
O profissional de saúde vai avaliar se você precisa fazer exame para saber se está com o novo coronavírus e se precisa se internar numa unidade de saúde de referência.

 

Em tempos de combate à Covid-19, a melhor vacina é a informação. Conforme anunciado esta semana pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida ao novo Coronavírus, a Prefeitura do Recife já colocou no ar um hotsite através do qual a população poderá se informar sobre a pandemia contra a qual todos devem se proteger. Através do site https://novocoronavirus.recife.pe.gov.br/ os internautas poderão obter informações sobre o vírus, modos de transmissão, cuidados de prevenção e material educativo para veiculação em redes sociais.

O endereço traz ainda lembretes importantes como o fato de que as pessoas com dúvida devem procurar informações através do 136, do Ministério da Saúde, canal adequado para esclarecer dúvidas sobre a doença. No site ainda é possível checar todas as notícias acerca das mais de 100 medidas já anunciadas para contenção do avanço da Covid-19. A Prefeitura reforça ainda junto à população que deve buscar sempre lavar as mãos e evitar aglomerações, além de seguir as recomendações e normas anunciadas ao longo dos últimos dias.

 

Categorias