Limpeza, jardinagem e cores dão novos ares nas proximidades do Hospital Veterinário do Recife

27.11.19 - 16H59
A ação, coordenada pela Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais, acontece em parceria com a Emlurb e a Secretaria de Meio Ambiente. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

Saúde, reordenamento urbano e bem estar. Este conjunto foi a motivação que levou a Secretaria Executiva de Direitos dos Animais a realizar uma ação que mudou a paisagem nas proximidades do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo. Na última terça-feira (26), a soma de esforços entre secretarias eliminou um ponto de acúmulo de lixo na calçada que dá acesso à unidade. Inaugurado em 2017, o hospital é um antigo e legítimo pleito dos movimentos de defesa dos animais atendido pela atual gestão.

A parceria da ação visou debelar um ponto antes usado para descarte irregular do lixo doméstico. O resíduo jogado na calçada prejudicava o funcionamento do hospital e podia ocasionar doenças em função do aparecimento de insetos, como rato, barata e escorpião. Mesmo a coleta do lixo sendo realizada regularmente pela Prefeitura do Recife, a ação contou com reforço nas comunidades próximas ao hospital sobre a importância do descarte consciente. Os moradores foram convidados para serem protagonistas da ação. “O espaço em que fizemos a intervenção é pequeno, mas esta sugestão poderá provocar mudanças significativas para a saúde e o bem estar de todos que trabalham e vivem na área”, explica o secretário Carlos Augusto von den Steinen.

A Emlurb entrou na parceria com a limpeza do local e a grafitagem no muro. O serviço de jardinagem ganhou o reforço da Secretaria de Meio Ambiente, que ficou encarregada de doar mudas para fazer em parte da calçada um jardim com plantio de palmeiras de manila e bromélias. “A nossa ideia foi revitalizar um espaço degradado e que acumulava lixo. Unimos esforços para transformar esse pequeno espaço tornando as proximidades do hospital e das comunidades vizinhas um ambiente mais agradável e, porque não, mais seguro”, completa o secretário.

Sobre o Hospital Veterinário do Recife (HVR) - O hospital foi inaugurado no dia 08 de junho de 2017, está localizado no bairro do Cordeiro e chegou para suprir uma antiga demanda dos movimentos de proteção animal.

A unidade é a primeira do Norte e Nordeste a ser construída e administrada por uma gestão municipal, tem por objetivo assisti prioritariamente a população que não tem condições de arcar com as custas de tratamentos de saúde do animal de estimação (cães e gatos).

O HVR conta com atendimento clínico, realiza exames e cirurgias, além de fazer atendimentos emergenciais. Para todos esses casos, salvo nas situações emergenciais, é preciso fazer agendamento mediante a apresentação do RG, CPF e comprovante de residência do tutor do animal.

Balaço 2017/novembro 2019

Procedimentos:  Mais de 65 mil