O Dia do Protetor Animal lembra a luta de voluntários pelo Direito Animal

17.01.24 - 10H55
Dia do Protetor Animal

Dia de Santo Antão, nesta quarta-feira, 17 de janeiro, também é celebrado o Dia do Protetor Animal, uma data dedicada a homenagear aqueles indivíduos dedicados e incansáveis que trabalham arduamente para garantir o bem-estar e os direitos dos animais ao redor do mundo. Protetores, defensores, ativistas, eles são homens e mulheres que desempenham um papel crucial na luta pelo Direito Animal e batalham para construir uma sociedade consciente da importância de tratar nossos companheiros não humanos com compaixão e respeito.

Os protetores atuam em diversas frentes para garantir que os direitos dos animais sejam respeitados e protegidos, por isso, em uma iniciativa inédita, recentemente representantes municipais da categoria foram convidados a integrar a Comissão Municipal de Defesa Animal do Recife, espaço de ampla discussão e construção de políticas públicas para os animais da capital pernambucana. Em todo o mundo e historicamente, animais são explorados, maltratados e negligenciados de diversas formas, seja na indústria, em laboratórios, circos ou nas ruas.

“É preciso exaltar e reconhecer o trabalho de quem arregaça as mangas e, mesmo em meio a dificuldades, enfrenta injustiças para dar voz àqueles que não podem falar por si mesmos”, diz Andreza Albuquerque, secretária dos Direitos dos Animais do Recife.

O Dia do Protetor Animal é um lembrete da realidade que muitos animais enfrentam diariamente e da importância do engajamento da sociedade civil e sua compreensão do seu papel para contribuir com a garantia da segurança, proteção, bem-estar e defesa da vida animal. Resgatando animais em situação de vulnerabilidade e maus-tratos, promovendo a adoção responsável, educando a comunidade e pressionando governos por legislações mais rigorosas, o campo de atuação desses voluntários, que estão na “linha de frente” desta luta, é vasto e precisa do apoio de todos.

O Hospital Veterinário do Recife, inaugurado em 2017, é um exemplo da força e da importância desses personagens na promoção de cidades mais conscientes e responsáveis com os animais. Demanda antiga da causa animal, desde sua criação, mais de 150 mil procedimentos gratuitos foram efetivados, sendo quase 40 mil castrações e, somente em 2023, 50 mil atendimentos. Atualmente, o hospital está em obras para ampliação e implantação do atendimento 24 horas e é uma política pública efetiva em atenção e apoio às demandas da bandeira animal.