SEDA participa do Dia D do Ciclo de Inovação Aberta

06.04.23 - 15H29
SEDA participa do Dia D do Ciclo de Inovação Aberta

Evento está dentro do E.I.T.A! Recife, programa que busca soluções criativas e inovadoras para a cidade

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) do Recife marcou presença no Dia D do Ciclo de Inovação Aberta, projeto que integra o E.I.T.A! Recife. Durante a live que foi transmitida nesta quarta-feira (5), representantes da pasta conversaram sobre o DESAFIO 2, ligado à área de proteção animal, com o tema “Como reduzir o abandono de cães e gatos na cidade do Recife, identificando e registrando cada um deles de forma escalável e mudando a cultura da população no trato desses animais?”.

O E.I.T.A! Recife busca soluções criativas e inovadoras para os mais diversos segmentos e, nesta quarta-feira (5), foi a vez da SEDA compartilhar os desafios da administração pública na busca de políticas públicas voltadas para os animais com a participação de duas especialistas: Amanda Santos, médica veterinária da SEDA, e Maria Alice, diretora do Hospital Veterinário do Recife.

“Este é um desafio muito intenso e especialmente porque sabemos que não é um problema exclusivo da nossa cidade. A causa animal é um tema sensível em todo o mundo. Observamos que temos duas alternativas, uma delas é a castração e a outra é o cadastro dos animais em situação de rua”, destacou Amanda.

A especialista pontuou a dificuldade em dimensionar o problema. “Sabemos de um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, que aponta cerca de 30 milhões de animais em situação de rua no Brasil. Mas a gente não consegue ainda identificar os animais da nossa cidade. E um dos problemas também é que a gente pode receber uma denúncia falando de um animal em um lugar e quando a equipe chega esse animal não está mais lá”. 

Amanda alerta ainda para o desafio que é transformar a sociedade na perspectiva de como as pessoas enxergam esses animais. “Ao mesmo tempo que, dentro de casa as pessoas consideram seus animais como um ente da família, a gente vê que a sociedade ignora os animais em situação de rua, como se ele fizesse parte daquele cenário, ignorando a sua existência ou até sendo vítima de maus tratos ou preconceito - por conta da possibilidade de transmissão de zoonoses". A live está disponível no canal do Youtube da TV Conecta, no link: https://www.youtube.com/watch?v=2hnCR4h6NFQ. 

A SEDA conta com a Central telefônica que atua nas frentes de marcação de castração gratuita e também denúncia de maus-tratos. O telefone é 4042-3034 e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Já o Hospital Veterinário do Recife, que fica na Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, s/n, no Cordeiro, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Categorias