Dica do veterinário de como manter o animal confortável no período de festas

12.12.19 - 09H30
Dicas do Veterinário

1. Identificação do animal

 Nesse período do ano pelo motivo do medo dos fogos de artifício poderá ocorrer a fuga do seu animal de estimação e com placa de identificação animal ficará mais fácil de ser encontrado e voltar para seu lar.

2. Acolha e acomode seu amigão em casa

 Permaneça com seu animal de estimação em sua casa num cômodo em que ele possa se sentir seguro, coloque som da TV ou música em volume alto, pode utilizar de música de relaxamento com sons de natureza para amenizar o efeito do medo causando tanto pelo estampido dos fogos quanto do efeito luminoso destes. Ao longo da ação dos fogos brinque com seu pet tentando distrair e associar o momento a algo agradável e divertido. Mantenha um canto com uma casinha ou caixa  de transporte coloque dentro toalhas, lençóis ou sua roupa que tenha seu cheiro deixando-o mais tranquilo.

3. Cuidado com as portas e janelas

 Mantenha as portas e janelas fechadas e com cortinas que impeçam o "clarão" dos fogos para evitar acidentes e fuga.

4. Alimentação

 Evitar alimentos pesados e excesso de alimentos pois poderá ocasionar distúrbios digestivos pelo medo e durante a crise no momento dos fogos promover uma torção de estômago e em alguns casos levar a morte.

5. Convívio com vários animais

 Evitar deixar vários animais juntos, pois com ação dos fogos os deixarão irritados e agressivos ocasionando brigas entre si causando lesões graves ou morte. Tente deixá-los em quartos separados durante o momento dos fogos.

6. Evitar deixar animais acorrentados

 Evitar seu pet acorrentado ou preso por guias pois poderá ocorrer acidente grave levando-o à morte por enforcamento devido ao medo e desespero.

7. Proteção auricular

 Pode-se realizar o uso de tampo~es de algodão nos ouvidos ou protetores auriculares para pets poucos minutos antes à queima de fogos e removendo-o imediatamente após com intuito de amenizar o impacto sonoro em seus ouvidos sensíveis.

8. Cuidado !!!!!!!!!!

 Não faça uso de medicações para acalmar o seu pet sem a devida recomendação do seu Médico

Veterinário, pois é o único profissional capacitado para prescrição.

9. Avaliação antecipada de animais cardiopatas e outros especiais

 Recomenda-se uma avaliação pelo seu médico no seu pet possuidor de alguma doença prévia de origem cardíaca, neurológica ou hipertensos antes dos eventos de fim de ano para avaliar como anda a saúde de seu animal e da ação dos medicamentos em seu organismo para não serem pegos de surpresa no período de festas.

10. O MELHOR REMÉDIO: SER O COMPANHEIRO FIEL NESSAS HORAS COM O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!

                                                     PACIÊNCIA + COMPREENSÃO + AMOR = PET FELIZ

 

João Marcelo Figueiredo

Médico Veterinário formado pela UFRPE