Dicas do Veterinário: Como cuidar do seu Pet no período Junino

15.06.20 - 10H01
Dicas do Veterinário

.    O São João é, talvez, a festividade mais esperada pelos pernambucanos, mas o que pode ser uma grande comemoração para nós, pode trazer vários vilões para nossos pets, como, por exemplo: fogueiras e fogos de artifício, pratos típicos até mesmo as decorações.
.    Embora a recomendação principal é a de que não devemos soltar fogos de artifício com estampidos e estouros, na prática eles ainda são muito comuns, para desespero dos pets. Os perigos causados pela explosão de fogos de artifício são vários, desde a vocalização com latidos e choros até mesmo a convulsão, parada cardiorrespiratória e morte. Além disso, com o barulho, muitos animais tentam se esconder em lugares muito apertados (como frestas entre fogão e geladeira) ou fogem desorientados pelas ruas, o que leva ao aumento nos casos de acidentes em períodos de festa. A melhor forma de protegê-los é mantê-los afastados desse tipo de barulho, abrigando-os em locais mais silenciosos.
.    Outra grande preocupação é em relação à alimentação. Vários alimentos de consumo humano podem ser tóxicos para os animais, causando vômito e/ou diarreia. Dessa forma, é importante dar preferência aos alimentos produzidos exclusivamente para consumo animal, como rações, snacks e petiscos.
.    É preciso, inclusive, ter atenção com a decoração. Cães e gatos são animais curiosos, especialmente os gatos, e por isso são facilmente atraídos por objetos que balançam e diversos tipos de enfeites. É importante deixar a decoração a uma distância segura e fora do alcance dos pets.
.    A seguir, estão algumas dicas de como deixar esses momentos menos estressantes para os pets e as famílias:
- Não acenda fogueiras e não solte fogos de artifício;
- Evite manter o animal preso a cordas, correntes ou coleiras (com o pânico, muitos se enroscam e podem até morrer enforcados);
- Mantenha seu pet num lugar seguro (como um quarto ou até mesmo uma caixa de transporte e, se puder, deixe uma roupa que tenha seu cheiro);
- Identifique seu animal (com um pingente com nome e telefone do tutor);
- Ofereça apenas alimentos produzidos especificamente para pets (ração, snacks e petiscos, por exemplo);
- Mantenha a decoração fora do alcance dos pets.


Victor César Ferreira Paixão 
Médico Veterinário, Centro Universitário Brasileiro ( UNIBRA) , 2019
CMRV - PE 5503