Mutirão Veterinário nos Bairros do último sábado (19) realiza mais de 300 atendimentos em animais

21.10.19 - 16H36
Mutirão Veterinário nos Bairros do último sábado (19)

A 46ª edição do Mutirão Veterinário nos Bairros levou atendimento gratuito de qualidade para os animais da Estância, na Zona Oeste do Recife, no último sábado (19). Foram 206 consultas e 98 aplicações de vacinas. A ação conta mensalmente com dez veterinários da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), que realizam consultas clínicas e vacinação gratuitas contra raiva para cães e gatos da área, em parceria com o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife. Neste mês, além dos serviços já oferecidos em outras edições, os cães foram vermifugados.

O atendimento gratuito do mutirão oferecido aos caninos e felinos acontece sempre das 9h às 12h. Também são dadas orientações sobre os principais cuidados com os cães e gatos, os direitos dos animais e os deveres dos tutores.

Para o secretário dos Direitos dos Animais do Recife, Carlos Augusto Von Den Steinen, esse projeto tem um papel muito importante para os animais do Recife. "Levar um mutirão com atendimento de qualidade gratuito diretamente nas comunidades é muito gratificante para toda a equipe. Nem sempre esses cães e gatos têm acesso a veterinários e ter profissionais empenhados no bem-estar deles no próximo às suas casas é revolucionário", comentou.

Mesmo com a inauguração do Hospital Veterinário do Recife (HVR) há dois anos, os donos de cachorros e gatos do Recife continuam podendo contar com esse atendimento descentralizado, que beneficia, sobretudo, a população de baixa renda. Nas 46 edições dos mutirões gratuitos organizados pela Seda desde 2014, já foram realizadas cerca de 8,5 mil consultas clínicas.

 
Foto: Inaldo Menezes/PCR